Na Índia 70% da população está na área rural. Na Índia ,tanto a produção agrícola como o bem - estar social são responsabilidades dos estados que a constitui .Tradicionalmente , a Índia seguiu uma política de preços administrados de modo a proteger tanto os seus produtores como os consumidores , e para aplicar esta política o governo, além de praticamente isolar a economia local do resto do mundo , também fez uma séria de intervenções nos mercados de insumos e de produtos .
Estas intervenções resultaram na criação de instituições comissão para preços e custos agrícolas ( CACP ), corporação de sementes , corporação de alimentos da Índia ( FCI ) . O objetivo maior da política alimentícia na Índia é tornar disponíveis alimentos para a população a preços razoáveis. Os objetivos mais específicos incluem ; propiciar preços remunerados aos cultivadores ; distribuir alimentos a preços subsidiados para os subnutridos ; controlar pressões inflacionária; estabelecer preços para os consumidores e produtores ; reduzir as flutuações da disponibilidade de alimentos e atingir a auto – suficiência na produção de grãos alimentícios .
As famílias cadastradas como '' abaixo da linha de pobreza '' pagam 50 % do custo econômico da cesta básica as famílias ''acima da linha de pobreza '' pagam o custo econômico. Além disso , o governo central paga aos Estados a diferença entre o preço de distribuição ; ( incluindo frete e embalagem ) e o custo da aquisição . O fortalecimento da alimentação doméstica e a segurança nutricional e o uso sustentável dos recursos naturais deverão continuar a ser os principais objetivos do desenvolvimento agrícola do país .
Maykson Costa e Edilson Neiva (Autores do resumo)
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário